O mercado de Inverno já abriu. Até final de Janeiro, os clubes da Liga Bwin vão reajustar os plantéis, situação que permitirá aos treinadores de bancada estarem nas melhores condições para fazer alterações nas suas equipas da Liga Record, entre 1 e 7 de Fevereiro.
É tempo, pois, de seguir atentamente as transferências para começar a preparar contratações. Mas não só. Como na vida real alguns jogadores já abandonaram os respectivos clubes, os concorrentes correm o risco de utilizar algum desses atletas nas jornadas disputadas em Janeiro.
É que – convém não esquecer – ainda vão disputar-se duas rondas (15 e 29 de Janeiro) antes da abertura do mercado do nosso concurso. Ou seja, e a título de exemplo, quem tem o médio Jardel, do Marítimo, não o deve colocar no onze nestas duas jornadas de Janeiro, pois o jogador transferiu-se para o Cruzeiro e, obviamente, vai receber pontuação negativa nas 12.ª e 13.ª jornadas, antes de o seu nome ser retirado da lista. No dia 1 de Fevereiro qualquer concorrente já pode substituí-lo.
Seis alteraçõesMal termine o mês de Janeiro, qualquer concorrente pode fazer, no máximo, seis alterações no plantel, seguindo as outras regras do concurso, como a obrigatoriedade de não ultrapassar o orçamento de 41 milhões de euros.
Durante Janeiro, a lista de jogadores vai estar actualizada já com os novos preços. Este é outro aspecto importante para os concorrentes, pois o valor da maioria dos atletas já não é o mesmo do princípio da época.
Substituir até às 18 horasO ano novo começa com uma novidade desejada pelos concorrentes: o horário das substituições foi alargado. Assim, já a partir da próxima jornada do concurso (15 de Janeiro), os treinadores de bancada vão poder fazer substituições até às 18 horas da 6.ª feira anterior. Ou seja, mais três horas do que até agora. Uma bela prenda para iniciar 2007.